quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

PATO, PATO, GANSO


Público Alvo: 1° período - Adiante

Habilidades trabalhadas: Agilidade, Tomada de decisão, mudança de trajetória, etc.

Pato, pato, ganso é uma brincadeira feita entre crianças pequenas na escola, em festas e em casa com suas famílias.


Sentem-se formando um círculo. Junte no mínimo quatro pessoas e faça com que todos sentem-se no chão de pernas cruzadas, uns de frente para os outros. Quanto maior for o círculo, mais longe os jogadores terão de correr. Duas das vantagens desse jogo incluem a possibilidade de poder jogá-lo em ambientes fechados ou ao ar livre, e o fato de você precisar apenas de jogadores, não de equipamentos.


Decida quem será o “pegador” primeiro. O pegador (às vezes chamado de “raposa” ou até de “ganso”) será a pessoa que diz “pato, pato, ganso” e escolhe quem será o ganso que correrá atrás dele. Como as crianças geralmente não querem ser o pegador primeiro, elas podem jogar pedra, papel e tesoura para decidir. Ou, se algum pai ou professor estiver supervisionando o jogo, ele ou ela pode escolher no lugar das crianças.



Ande ao redor do círculo, tocando as cabeças. A pessoa que for o pegador deve começar a andar pelo círculo tocando a cabeça de cada um dos jogadores, dizendo “pato” ou “ganso”. 

Normalmente, o pegador toca e diz “pato” diversas vezes antes de escolher alguém e dizer “ganso”. Isso cria um suspense e também traz o elemento surpresa a todos os que estão sentados, perguntando-se se eles serão o “ganso”. Por outro lado, já que é o que a maioria das pessoas faz, dizer “ganso” para a segunda ou terceira pessoa é inesperado – o que pode servir de vantagem para o pegador.




Escolha um ganso e corra. No momento em que escolher, o pegador irá tocar a cabeça de um jogador e dizer “ganso”. Então, o pegador começa a correr ao redor do círculo, enquanto o ganso se levanta e corre atrás dele. O objetivo do ganso é alcançar o pegador antes que ele se sente em seu lugar.

Se o pegador conseguir dar a volta no círculo e se sentar no lugar do ganso sem ser pego, o ganso se torna o novo pegador.

Se o ganso alcançar o pegador antes, o pegador será novamente pegador e outra rodada se inicia.

Há uma variação muito jogada como o “pato, pato, ganso” padrão, mas que na verdade se chama “galinha-choca”; essa versão funciona assim: Se o ganso alcança o pegador, o ganso se torna o novo pegador, e o pegador antigo tem que se sentar no meio da roda (tornando-se a “galinha-choca”) e ficar de fora do jogo até que outro pegador seja alcançado pelo ganso, ficando em seu lugar de galinha-choca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário