quinta-feira, 6 de abril de 2017

COORDENAÇÃO MOTORA GLOBAL

Trabalhar a coordenação motora global é imprescindível, principalmente na educação infantil, pois ela é a base de tudo que a criança irá desenvolver em sua vida.

“A criança deve apresentar um bom desenvolvimento motor e dominância lateral definida. Isso significa que ela deve brincar muito, exercitar-se através de jogos e brincadeiras que estimulem as percepções sensoriais (gustativa, olfativa, visual, tátil e auditiva). Deve dominar seus movimentos corporais com habilidade e segurança, deve conhecer seu corpo, seus limites, ter postura, equilíbrio, reflexos e raciocínio lógico bem desenvolvidos. Por isso a importância das, brincadeiras de rua, de jogar bola, andar de bicicleta. rolar na grama, brincar com areia, nadar, correr, pular, etc. Isso é o que chamamos de coordenação motora global. O próximo passo, é o desenvolvimento da coordenação motora fina. A criança se desenvolve nesse sentido quando desenha ou pinta com todos os tipos de lápis, pincéis, quando usa tesouras ou quando pinta com os próprios dedos. Quando rasga, amassa ou pica papéis, quando brinca com jogos de encaixar e montar, enfim, são atividades que limitam-se mais ao uso das mãos, associadas ao raciocínio, à percepção sensorial e à concentração. Também são pré-requisitos importantes o desenvolvimento da capacidade de concentração, o desenvolvimento da memória e do raciocínio lógico e abstrato. Estes podem ser aprimorados com brinquedos e programas educativos, músicas, histórias, filmes infantis, livros, conversas informais, e tantas outros recursos. Toda e qualquer atividade estimula o cérebro, e quanto mais estimulado, melhor é o desempenho da criança em todo o processo de aprendizagem. Além de tudo isso a criança precisa sem dúvida apresentar bom desenvolvimento físico e boa saúde. Por causa de todo esse aprendizado é importante que as crianças frequentem a pré-escola.”


(Katia Ferreira Lima, Pedagoga, Pós-graduanda em Psicopedagogia.)
Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/bb5a6/a_importancia_da_preescola.htm


Antes de se querer trabalhar qualquer tema na educação infantil, é necessário que se trabalhe com as crianças o conhecimento de si mesma e do outro, uma boa sugestão é desenvolver o tema corpo onde através de várias atividades a criança poderá ter conhecimento e percepção do seu corpo, juntamente com as atividades relacionadas a corpo e durante o todo o ano letivo é importante que se apliquem atividades e exercícios que trabalhe a coordenação motora global. Segue então algumas sugestões de atividades e brincadeiras para a coordenação motora global:



1) Brincadeiras no Pátio: pega-pega, esconde -esconde, brincadeiras com cordas, bolas, bambolês, subir e descer obstáculos, arrastar no chão, amarelinha, pular, equilibrar-se em cordas, bancos ou traçados feitos no chão.





2- Brincar no Parquinho ou áreas livres com gramados.











3- Brincadeiras que envolvam músicas e danças.


quinta-feira, 16 de março de 2017

A GALINHA DO VIZINHO

Publico alvo: Maternal 1 - Adiante

Habilidades trabalhadas: Atenção, agilidade,corrida, etc.



Escolhe-se o objeto para ser o ovo da galinha (chinelo, bola, etc);


Forma-se um círculo com os participantes agachados, escolhe-se um deles, que ficará 
em pé e com um objeto na mão ( com o "ovo"). 

Inicia-se o jogo quando a criança que está em pé começa a correr em volta do círculo,
cantando com objeto que representa o ovo:

"A galinha do vizinho
bota ovo amarelinho
Bota um, bota dois, bota três... até chegar ao dez"

Durante a música, a criança que está correndo coloca o "ovo" atrás de qualquer uma das 
crianças que estão agachadas e continua correndo em volta do círculo. A criança atrás da
qual foi colocado o objeto tem que perceber, pegar o objeto e correr atrás da criança que 
colocou o ovo.

Após dar uma volta no círculo, a criança que inicialmente estava em pé ocupa o lugar 
daquela em que foi colocado o ovo. Se após a volta o ovo não foi percebido pela outra 
criança, ao fim da volta,esta ocupa o centro da roda para chocar seu ovo. 
E a brincadeira prossegue.

Fim do Jogo: Quando todas as crianças já tiverem dado a volta no círculo ou enquanto durar o interesse.

Regras:As crianças não podem olhar para trás e tem que ficar agachadas.A criança tem que completar o círculo..A criança que estava em pé tem que sentar no lugar da criança na qual estava o ovo.O coleguinha não pode contar pro outro que o ovo foi colocado perto dele.

Leva também ao desenvolvimento da atenção nas crianças, pois elas precisam prestar o máximo de atenção naquela que está correndo ao redor do círculo.

ARRANCA O RABO DO MACACO





Publico alvo: Maternal 2 - Adiante

Habilidades trabalhadas: Atenção, agilidade, mudança de direção, etc.


Material utilizado: Tiras de TNT, Coletes, Pedaços de cordas, etc.


Cada criança recebeu um rabo (previamente confeccionado). A professora (ou dependendo a idade – as próprias crianças) o coloca na parte de trás da calça, de forma que se pareça um rabo e que não se solte com facilidade. Ao sinal dado pela professora, as crianças deveriam correr, evitando que tirassem seu rabo e ao mesmo tempo, pegar os rabos dos outros.





Sugestões: Dependendo a idade das crianças, é possível que a professora fale sobre a brincadeira, antes de realizá-la, e que discuta com a turma as regras que eles acham pertinentes para esse jogo. Esse seria um momento de construção e de partilha de conhecimentos, onde cada criança conseguiria dar a sua contribuição para a brincadeira, que se tornaria algo próprio da turma e não uma brincadeira recebida pronta e executada pelas crianças.

PENDULO DE BOLAS COM ELÁSTICO

Publico alvo: Berçário - Adiante

Habilidades trabalhadas: Atenção, agilidade, mudança de direção, etc.




Materiais: Primeiramente deve-se escolher bolas macias, para não machucar ninguém, depois o elástico pode ser utilizado o de costura do mais grosso, e por ultimo fita adesiva.

Modo de construção: Meça o tamanho do elástico de acordo de onde você irá prender (teto, árvore, etc), de duas voltas com o elástico em sentidos diferentes na bola, e prenda com um nó, de forma que fique bem preso, e depois passe a fita para garantir que o elástico fique preso à bola. Por ultimo pendure-as no local escolhido.

Durante a atividade é legal deixar o aluno brincar com a bola livremente para poder se acostumar com o peso e velocidade da bola presa ao elástico. Depois disso peça ao alunos a realizarem os movimentos desejados ao seu objetivo, tais como, só utilizar as mãos, os pés, intercalar mãos e pés, cabeça, etc.

quinta-feira, 2 de março de 2017

PIQUE PEGA AMERICANO

Publico alvo: 1º Período - Adiante

Habilidades trabalhadas: Corrida, agilidade, direção, regras, etc.


Um jogador é escolhido como pegador, e os demais fogem dentro dos limites estabelecidos previamente. Quando um jogador é pego, ele deve ficar parado no lugar em que foi pego até ser salvo por algum outro jogador.



Para salvar um colega pego, o jogador deve agachar e engatinhar por entre as pernas desse jogador. É importante esclarecer que nenhum jogador pode ser pego pelo pegador enquanto estiver salvando algum colega.

O vencedor do jogo é aquele pegador que conseguir imobilizar todos os fugitivos, numa mesma rodada.

Atenção: é importante orientar os alunos sobre a forma segura de pegar os fugitivos, utilizando apenas o toque de mão em alguma parte do corpo do colega, evitando tocar a região do rosto e dos cabelos ou agarrar e segurar os jogadores fugitivos, o que poderá causar acidentes.

Periodicamente, interrompa a partida e torque o pegador, para garantir que ao longo das duas aulas todos os alunos passem pelas funções básicas do jogo: pegador e fugitivo/salvador.

ROLAMENTO

Público Alvo: Maternal 2 - Adiante

Habilidades trabalhadas: Rolamento, Força, Coordenação geral, etc.




Essa é uma das atividades que muitos pais reclamam depois que você a ensina, pois as crianças geralmente adoram e costumam a fazer em locais que não deveriam, por isso é muito importante frisar os locais que podem e que não podem fazer essa atividade.

É necessário utilizar colchões ou tatames para a realização desse exercício visando a segurança dos alunos (e a sua própria).

O movimento é apresentado na imagem a seguir, e é imprescindível o auxílio do professor para a execução do movimento.























Alguns exercícios são extremamente úteis para o aprendizado, como os que estão ligados à seguir.

> Fazendo o movimento de balanço para frente e para trás; com o queixo encostado no peito; as pernas sempre unidas; voltar para a posição sentada.




> rolamento em plano inclinado para facilitar o movimento.

> o rolamento também pode ser feito, inicialmente, saindo da posição ajoelhada.

> posição das mãos em relação à cabeça e impulso.

> para brincadeiras, com a ajuda no impulso das pernas.

> ajuda para se levantar ao final do movimento.

PIQUE-LATA

Público Alvo: 2º - Adiante


Habilidades trabalhadas: Agilidade,  Tomada de decisão, Estrategia, etc.



Parecidíssimo com o pique esconde (Esconde Esconde) mas sua principal diferença é o objeto utilizado para realizar a brincadeira, uma lata (ou um litro).

O perseguidor conta até 20 enquanto as outras crianças se escondem, daí ele sai procurando quem está escondido. Existe uma lata e toda vez que o pegador achar um dos companheiros escondidos, deve ir até à lata e encostar nela, dizendo "1, 2, 3 fulano em tal lugar". Para se salvar, o escondido tem que chutar a lata e dizer "1, 2, 3 salve eu". O primeiro que foi encontrado será o próximo pegador, mas isso pode ser evitado se o último escondido chutar a lata e dizer "1, 2, 3 salve todos". Aí, o mesmo pegador volta a procurar.

CAÇA AO TESOURO

Público Alvo: Maternal 2 - Adiante

Habilidades trabalhadas: Concentração, agilidade, Atenção, Visualização de objetos, etc.


Uma brincadeira simples e divertida, começamos ela com algumas definições, primeiro, o objeto a ser escondido (o tesouro) que pode ser uma bola, um chinelo, etc. Depois, delimitamos o espaço, exemplos, o parquinho, o pátio, etc. e o local onde todos ficarão esperando o líder esconder o tesouro.

Feito estes passos escolhe-se uma pessoa para iniciar escondendo o tesouro dentro do espaço delimitado, enquanto isso os demais participantes ficam de olhos fechados até o sinal do líder para procurar. 

Ao sinal do líder todos procuram o tesouro (exceto o líder), quem o encontrar será o vencedor da partida e esconderá o tesouro na próxima rodada.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

PIQUE ESCONDE (ESCONDE-ESCONDE)


Público Alvo: Maternal 2 - Adiante


Habilidades trabalhadas: Agilidade,  Tomada de decisão, Estrategia, etc.




Uma pessoa escolhe um local para contar (local do pique, batedouro) e conta enquanto os outros se escondem. No fim da contagem, deve-se procurar quem está escondido. 

Se achar, corre até o local escolhido pra ser o batedouro e diz "1,2,3 fulano em tal lugar". Para se salvar, diz "1,2,3 salve eu". Quem ficar por último pode dizer "1,2,3 salve todos". Aí, a mesma pessoa que contou volta a contar. Caso contrário, quem foi achado por último é o próximo a contar e procurar.