quinta-feira, 6 de abril de 2017

COORDENAÇÃO MOTORA GLOBAL

Trabalhar a coordenação motora global é imprescindível, principalmente na educação infantil, pois ela é a base de tudo que a criança irá desenvolver em sua vida.

“A criança deve apresentar um bom desenvolvimento motor e dominância lateral definida. Isso significa que ela deve brincar muito, exercitar-se através de jogos e brincadeiras que estimulem as percepções sensoriais (gustativa, olfativa, visual, tátil e auditiva). Deve dominar seus movimentos corporais com habilidade e segurança, deve conhecer seu corpo, seus limites, ter postura, equilíbrio, reflexos e raciocínio lógico bem desenvolvidos. Por isso a importância das, brincadeiras de rua, de jogar bola, andar de bicicleta. rolar na grama, brincar com areia, nadar, correr, pular, etc. Isso é o que chamamos de coordenação motora global. O próximo passo, é o desenvolvimento da coordenação motora fina. A criança se desenvolve nesse sentido quando desenha ou pinta com todos os tipos de lápis, pincéis, quando usa tesouras ou quando pinta com os próprios dedos. Quando rasga, amassa ou pica papéis, quando brinca com jogos de encaixar e montar, enfim, são atividades que limitam-se mais ao uso das mãos, associadas ao raciocínio, à percepção sensorial e à concentração. Também são pré-requisitos importantes o desenvolvimento da capacidade de concentração, o desenvolvimento da memória e do raciocínio lógico e abstrato. Estes podem ser aprimorados com brinquedos e programas educativos, músicas, histórias, filmes infantis, livros, conversas informais, e tantas outros recursos. Toda e qualquer atividade estimula o cérebro, e quanto mais estimulado, melhor é o desempenho da criança em todo o processo de aprendizagem. Além de tudo isso a criança precisa sem dúvida apresentar bom desenvolvimento físico e boa saúde. Por causa de todo esse aprendizado é importante que as crianças frequentem a pré-escola.”


(Katia Ferreira Lima, Pedagoga, Pós-graduanda em Psicopedagogia.)
Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/bb5a6/a_importancia_da_preescola.htm


Antes de se querer trabalhar qualquer tema na educação infantil, é necessário que se trabalhe com as crianças o conhecimento de si mesma e do outro, uma boa sugestão é desenvolver o tema corpo onde através de várias atividades a criança poderá ter conhecimento e percepção do seu corpo, juntamente com as atividades relacionadas a corpo e durante o todo o ano letivo é importante que se apliquem atividades e exercícios que trabalhe a coordenação motora global. Segue então algumas sugestões de atividades e brincadeiras para a coordenação motora global:



1) Brincadeiras no Pátio: pega-pega, esconde -esconde, brincadeiras com cordas, bolas, bambolês, subir e descer obstáculos, arrastar no chão, amarelinha, pular, equilibrar-se em cordas, bancos ou traçados feitos no chão.





2- Brincar no Parquinho ou áreas livres com gramados.











3- Brincadeiras que envolvam músicas e danças.