quarta-feira, 29 de abril de 2020

ARREMESSO E LANÇAMENTOS


Nos dias atuais utilizamos mais como forma desportiva ou recreativa, mas o arremesso/lançamento já garantiu a sobrevivência de nossa espécie, quando houve necessidade de caça ou outras ações relacionadas.
Com os arremessos/lançamentos podemos trabalhar a concentração, coordenação motora global e fina, equilíbrio, entre outras valências.

Atividade 1
Acerte o alvo

JOGOS MATEMÁTICOS EM EDUCAÇÃO: BOLICHE MATEMÁTICO
Material:
Entre 5 a 10 garrafas pet,
Canetinha ou Fita para marcar as garrafas,
Uma ou mais bolinhas (de tênis, frescobol, de papel, etc.).

Numerar as garrafas PET com uma canetinha ou colar os números com fita (a decoração fica por conta da criatividade), e coloque um pouco de agua dentro da garrafa para que a mesma não caia sozinha.

Num primeiro momento dispor as garrafas numa mesa bancada ou mesmo no chão, e aleatoriamente deixar que a criança acerte as garrafas e derrube-as.
Num segundo momento, traçar um limite que não poderá ser ultrapassado no entorno das garrafas (uma linha, uma corda, uma marca, etc.) e ajustar de acordo com a capacidade da criança, sempre desafiando ela a conseguir de mais longe, e ainda a cada arremesso alternar a mão (direita/esquerda).
Quando a criança já estiver acertando com facilidade, colocar a regra que deverá derrubar em ordem numérica.
VARIAÇÕES:
Encher as garrafas com mais ou menos agua, ou materiais diferentes.
Pendurar as garrafas com barbante com alturas diferentes.

Atividade 2
Basquete
Utilizando um cesto de roupas vazio ou um balde, e as bolinhas da atividade anterior, pendurar o balde com corda em uma altura uns 10cm a mais que a criança alcance na ponta dos pés, e deixar que a criança arremesse ao seu jeito as bolinhas dentro do balde.
    
 CESTO TELADO P/ROUPAS - Savegnago NewBalde Plástico com Alça 13,6 Litros Cores Diversas Plasnew ...
OBSERVAÇÃO: A atividade é para trabalhar o arremesso, por isso a criança não deve alcançar a “boca” do balde e simplesmente depositar o objeto (a bola) dentro do balde, e sim arremessa-lo para dentro, trocando em miúdos, sim, é para dificultar colocar o objeto no balde, pois aí vai estar o desenvolvimento.
Ao notar que a atividade está ficando fácil, aumente a altura, pegue um balde menor, outra bola ou objeto, etc.

Variações:
Utilizar bolas de tamanhos variados;
Fazer uma sequência de locais para acertar, etc.

SALTOS, PULOS E ETC.


Saltar é um excelente exercício para desenvolver força e explosão muscular de membros inferiores, além de ajudar no equilíbrio do corpo, então ai vão alguns exercícios de saltos para realizar em casa ou na escola.

Atividade 1

Traçar uma linha no chão (ou esticar uma corda) de aproximadamente dois metros, pedir a criança para ficar em um lado da linha, de frente para o responsável, e sob o comando do responsável saltar de um lado para o outro da linha sem tocá-la (como se fosse um espelho) e as vezes saltar sem atravessar a linha ficando no mesmo lado.
Variações: saltar com os pés juntos, com um pé só, saltar e girar, a criança comanda os saltos, etc.

Atividade 2

Aproveitando a marcação do exercício anterior, desenhar círculos (quadrados, ou colocar folhar numeradas) que caibam os participantes encima e numerar os mesmos em sequência numérica, pedir que a criança salte a sequência contando os numerais.
Variações: Se a criança já conhecer a ordem numérica, trocar a numeração e pedir que a criança salte na ordem.

Atividade 3

Com um pedaço de corda, elástico, fita, barbante, ou outro material, fazer com o mesmo fique esticado suspenso do chão, por exemplo amarre em duas cadeiras, duas árvores, em um nível bem baixo, como por exemplo 5cm, depois disso desafiar a criança a saltar sobre a corda sem encostar na mesma, se a criança conseguir subir um pouco o obstáculo, sempre desafiando a mesma a conseguir mais, lembrando que haverá um limite que ela conseguirá, e é normal nessa idade não existir uma perfeição no movimento, sempre demonstrar e desafiar a criança.
Variações: saltar com os pés juntos, com um pé só, saltar e girar, etc.