Vivo-Morto, Sol-Chuva ou Terra-Mar: os três nomes
são referentes a uma mesma brincadeira com algumas variações.
Ela é muito utilizada por palhaços em aniversários
de crianças. Não é nada complicada e serve para todas as idades, só precisando
de um "chefe" que é quem vai comandar a brincadeira.
Modo de Brincar: um grupo de crianças escolhe o que vai ser o chefe através de sorteio como por exemplo par ou ímpar. Ele é quem virá de frente para as demais crianças, começando a dar os comandos, que todas as demais deverão obedecer.
As crianças participantes devem ficar formando uma fila, enquanto o chefe fica na frente dessa fila olhando para todos eles e observando seus movimentos.
Desenvolvimento: o chefe passa a falar aleatoriamente: "Vivo" ou "Morto". No caso de "vivo/sol" os participantes devem manter-se de pé. Quando ele gritar "morto/chuva" os participantes devem abaixar-se, ficando acocorados. Isso deve ser feito instantaneamente após o grito do chefe.
Modo de Brincar: um grupo de crianças escolhe o que vai ser o chefe através de sorteio como por exemplo par ou ímpar. Ele é quem virá de frente para as demais crianças, começando a dar os comandos, que todas as demais deverão obedecer.
As crianças participantes devem ficar formando uma fila, enquanto o chefe fica na frente dessa fila olhando para todos eles e observando seus movimentos.
Desenvolvimento: o chefe passa a falar aleatoriamente: "Vivo" ou "Morto". No caso de "vivo/sol" os participantes devem manter-se de pé. Quando ele gritar "morto/chuva" os participantes devem abaixar-se, ficando acocorados. Isso deve ser feito instantaneamente após o grito do chefe.
O chefe do jogo deve procurar fazer as crianças
ficarem confusas, repetindo a mesma ordem mais de uma vez, por exemplo:
"Morto", "Morto",
"Morto", "Vivo".
À medida que o tempo for passando, o chefe vai
alternando a velocidade com que dá as ordens, tentando confundir as crianças.
Para dificultar ainda mais, ele também pode começar a fazer os movimentos de se
abaixar e levantar, porém com os comandos invertidos.
·
Quem for errando vai saindo do jogo. A última a permanecer será a
vencedor.
·
Ganha a brincadeira a última criança que restar, que assume o lugar do
chefe.
Variante Terra/Mar: no caso de Terra/Mar, a brincadeira funciona da mesma forma, só que uma linha deve ser traçada no chão (faz-se isso com um giz ou utilizando uma corda), então um lado é considerado a Terra e o outro é o Mar, os participantes começam na terra, então o orador começa a gritar 'terra' ou 'mar', e os participantes ficam pulando de um lado pro outro da corda! Vale lembrar que o grito pode ser 'repetido', por exemplo: "terra, mar, mar, terra, terra, terra...
Nenhum comentário:
Postar um comentário